SOCIAL |  11 de Outubro 2021 | Tobias Alencastro

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Conheça o INTEGRA PERIFA, nosso programa de acesso à tecnologia!

A proposta de um projeto relacionado à tecnologia surgiu de um contato realizado no início de 2021, quando estávamos começando nosso trabalho de oficinas na Mariquinha. Ao realizarmos uma reunião com os moradores da comunidade para apresentar as ideias e propostas para aquele semestre, surgiu um interesse em conteúdos e oportunidades relacionadas à informática. Está mais do que claro que hoje, as tecnologias são meios de potencializar oportunidades e estabelecer pontes para acesso à cultura, então começamos a escrever um projeto neste sentido.

A ideia inicial era criar um espaço de coworking para a comunidade, além da oferta de um curso específico neste contexto. Pensando na possibilidade de inserção no mercado de trabalho, nosso primeiro foco foi um curso de programação para jovens da comunidade, porém naquele momento ainda faltava estrutura e recursos para implementação, então o projeto ficou em suspenso.

Foi então que surgiu uma oportunidade única. Recebemos o contato de representantes dos sindicatos dos auditores-fiscais da receita federal, que estavam iniciando uma campanha de arrecadação de recursos, o qual gostariam de destinar ao apoio de uma ação de impacto social. Foram apresentadas algumas opções, mas o projeto que os cativou foi o INTEGRA PERIFA! Então, com a possibilidade de um recurso destinado à estruturação do programa, começamos a trabalhar para tornar aquela ideia uma realidade.

Primeiramente foi realizada uma etapa de pesquisa de interesse na comunidade, e num segundo momento a inscrição de interessados. Em paralelo, buscamos educadores interessados na proposta de trabalho. O interesse dos moradores foi grande, e identificamos que não somente os jovens, mas também adultos e até idosos se inscreveram. Foi então que decidimos ampliar o público-alvo e escopo do curso. Não seria mais um curso focado em programação, mas uma proposta mais abrangente de imersão em tecnologias e informática. 

No dia 14 de setembro de 2021 inauguramos nossa primeira turma do INTEGRA PERIFA, com o curso de introdução à informática e um grupo de 10 moradores da Comunidade da Mariquinha. Este curso inicial é um projeto piloto, com o qual poderemos avaliar as necessidades e interesses dos educandos, assim como a estrutura necessária para o educador selecionado, Douglas. Em suas palavras:

“Sou Técnico em Informática. Atualmente surgiu a oportunidade junto ao Cidades Invisíveis que está me permitindo desenvolver uma nova habilidade. Estou com uma turma não muito grande em tamanho, porém, composta por excelentes pessoas que estão buscando melhorar dia após dia as suas competências e habilidades tanto profissionais como pessoais. Está sendo maravilhoso estar participando de algo tão grandioso na vida de outras pessoas e as auxiliando a encurtar a distância entre suas realidades atuais e seus sonhos.” - Douglas do Carmo, 26 anos.

Para finalizar este post, deixamos aqui algumas mensagens dos educandos inscritos em nosso curso, que traduzem o objetivo pelo qual realizamos nosso trabalho com amor e dedicação:

“O projeto CIDADES INVISÍVEIS eu vejo como um RESGATE pra comunidades, através da educação o projeto consegue resgatar muitos jovens e adolescentes das ruas e também está dando as pessoas mais de idade a aprender um pouco mais e adquirir conhecimentos através das oficinas. Hoje eu sou muito grato ao projeto CIDADES INVISÍVEIS  e aos patrocinadores por essa oportunidade de estar me resgatando.” – Tony, 26 anos

 "Hoje aprendi com o nosso professor, coisas que jamais sabia que seria tão fácil na informática e quero ir bem mais além. A informática é um começo de um grande futuro" - Joelma, 50 anos.

"O curso nos oferece por si um conteúdo completo com um ótimo profissional da área que nos traz essa conexão e por ser gratuito, para pessoas de baixa renda como no meu caso, proporcionou uma oportunidade aprender e agregar meus conhecimentos de informática,ter acesso a esse conteúdo ajuda a nos preparar para o mercado de trabalho" - Yasmin, 16 anos

“O curso vai me ajudar a aprender mais e até mesmo poder ajudar outras pessoas que não sabem muito sobre informática. Sou muito grato por essa oportunidade de aprender mais de uma coisa que eu goste. estou aprendendo coisas novas que eu não sabia, estou disposto a aprender mais.” Eduardo, 23 anos.

Fique sempre por dentro!

Gostaria de receber nossa newsletter atualizada com todas as atualizações do que está acontecendo no projeto?
Basta colocar o e-mail abaixo e assinar!